O que fazer depois de contratar o candidato?
Depois da contratação, entra em cena um processo tão importante quanto os anteriores, a integração do novo funcionário. Depois que o candidato ideal é selecionado, o RH fornece uma lista de documentos que o profissional deverá levar à empresa, dentro de um prazo pré-estabelecido.
O gestor e a empresa então, são responsáveis por iniciar a integração do novo colaborador. Não fazer uma boa integração, pode comprometer todo o investimento realizado no processo de recrutamento e seleção. Afinal, é por essa integração que o novo funcionário conhece os valores e a cultura da empresa, além de entrar em contato com seus colegas de equipe e gestores, ele também deve tomar conhecimento das suas metas no trabalho e o que a empresa espera dele.
A integração, como dito anteriormente, nada mais é do que fazer com que o funcionário se sinta parte da organização. A importância desse processo é para ele seja de fato alinhado com a missão, visão e valores da empresa. Dessa forma, o funcionário se sentirá parte de algo e sentirá vontade de produzir o quanto antes.
Esse também é momento para que todas as burocracias sejam atendidas. Desse modo, a empresa se protege de problemas futuros para que não haja mal entendidos com o novo colaborador. A interação entre a equipe e o novo funcionário, facilitará também que ele tenha essa ajuda inicial para se inteirar das rotinas, espaços e compromissos. Todo esse processo pós-contratação determina a sequência do colaborador na empresa, impactando diretamente na retenção de talentos.