Por que vemos divulgações ruins dos cargos na área de TI?
Você escreveu um anúncio para promover cargos na área de TI? A recepção é negativa? Está na hora de aprender sobre as principais razões pelas quais muitos tech recruiters pecam em descrever os devidos cargos. Em outras palavras, você vai saber como resolver a questão da dificuldade de selecionar um candidato.
Descrição dos cargos de TI
Desde a última década, a área de TI vem ganhando cada vez mais importância dentro das organizações. Com isso, surgiram novas funções e profissionais para atuar nessa área.
Porém, ainda há muita confusão sobre os cargos que existem na área de TI, o que acaba gerando grandes problemas na hora de contratar ou promover um profissional.
Muitas vezes, as organizações não sabem qual o cargo exato que o profissional irá exercer e acabam por descrever de forma errada ou incompleta as suas funções. Isso acaba causando muita frustração tanto para o profissional quanto para a empresa.
Para evitar esse tipo de problema, é importante que as empresas saibam identificar como descrever corretamente uma vaga de TI.
Qual é o feedback dos desenvolvedores sobre as descrições de trabalho?
Desenvolvedores de TI têm seus próprios sentimentos e opiniões sobre as descrições de seus cargos. Muitos acham que as descrições são vagas e confusas, dificultando a compreensão do que exatamente o cargo envolve. Outros acham que as descrições são muito específicas, deixando pouco espaço para a criatividade ou inovação. No entanto, a maioria dos desenvolvedores concordam que as descrições de trabalho são importantes para ajudar os candidatos a compreenderem o que o cargo envolve e se eles possuem as habilidades necessárias para exercê-lo.
O que está errado com as descrições de emprego?
Muitas pessoas que trabalham na área de TI cresceram ouvindo que seus trabalhos são importantes, mas poucos foram realmente ensinados sobre o que fazem. Quando estão no mercado de trabalho, às vezes precisam descrever o cargo para outras pessoas e, infelizmente, muitas vezes acabam fazendo um péssimo trabalho nisso.
O que fazer para mudar isso?
A taxa de rotatividade de pessoal na área de TI é alta, e isso se reflete na forma como as organizações descrevem seus cargos. A linguagem utilizada para os cargos geralmente é técnica e descreve tarefas específicas que podem ser difíceis de interpretar para quem não está familiarizado com o jargão da área. Dessa forma, muitas organizações acabam atraindo candidatos que não são realmente compatíveis com o que precisam.
Para mudar isso, as empresas devem olhar para a forma como descrevem seus cargos, e tentar usar uma linguagem mais simples e acessível. Isso pode significar focar nas competências necessárias para o cargo em vez das tarefas específicas.
Conclusão
Quando se trata de descrever seus cargos na área de TI, é importante ser claro e conciso. Muitas vezes, as pessoas acham que os requisitos técnicos são o mais importante, mas na verdade, é apenas parte da equação. Também é importante considerar o que o candidato fará no dia-a-dia e como isso se traduz em termos de impacto para a organização.
CANSADA(O) DE ENTREVISTAR CANDIDATOS QUE
NÃO TENHAM O CONHECIMENTO TÉCNICO NECESSÁRIO?
Temos muitos clientes que sim! Entenda como nós ajudamos nossos clientes e podemos ajudar você!
Conheça a plataforma, que avalia um DEV com um click! Inicie agora o TRIAL >
Conheça a TestCode - Primeira plataforma de avaliação técnica do Brasil.
Voltando a falar sobre o mercado de trabalho na área de desenvolvimento, devido ao aumento de demanda se abriram muitas oportunidades tentadoras, capazes de brilhar os olhos de muitas pessoas e com isso, aumentou a busca por cursos e especializações, mas muito se vê no mercado profissionais apenas em busca de um salário melhor e com isso, surge uma grande dificuldade: a escassez de profissionais qualificados no mercado.
A TestCode chegou no mercado para otimizar o processo seletivo e diminuir as chances de frustração com alguma contratação. A plataforma avalia código fonte e lógica de programação de forma automatizada, diminuindo a dependência técnica para o time de talent aquisition.
Além disso, é possível padronizar seus testes técnicos, ganhar agilidade no processo, promover uma nova forma de avaliação em sua empresa e aumentar o engajamento do candidato no processo. Tudo que um recruiter precisa, em uma única plataforma, agora continue lendo e entenda como funciona.
Como funciona a plataforma?
A equipe de talent aquisition acessa a plataforma, realiza o cadastro e começa a montar o teste, que pode ser editado conforme o objetivo da avaliação ou elaborado do zero, após esse procedimento é só encaminhar o convite ao candidato.
Dado esse primeiro passo e com o aceite do convite, o candidato passará por questões práticas e gamificadas, em um ambiente 100% intuitivo. Assim que o teste for concluído, a equipe de TA tem acesso ao resultado imediatamente, agilizando o processo e diminuindo a dependência da área técnica.
Caso aconteça dos convites esgotarem é possível reverter a situação, basta dar um upgrade no plano!
Contratar desenvolvedores não precisa mais ser um bicho de sete cabeças, com a TestCode as equipes de talent aquisition selecionam candidatos de forma coerente e assertiva.
Cadastre-se agora mesmo e suba um degrau do sucesso da sua empresa.
Veja mais conteúdos similares AQUI.